EXERCÍCIOS 
OS EXERCÍCIOS DEVEM SER FEITOS E SEMPRE LEVADOS PARA A AULA SEGUINTE

E X E R C Í C I O    7 

Entramos no último módulo do curso: Desenvolvimentos. É o momento de consolidação de tudo (cruzamentos e desdobramentos) que ocorreu com a pintura de cada um ao longo do curso. Seguem abaixo os exercícios/obras para esse momento:
Esses são os exercícios para as nossas próximas quatro (total de 5) aulas restantes do curso. Para as aulas dos dias 30 de outubro e 6,13 de novembro, deverá ser levado para a aula uma pintura em tela (60 x 70 cm; já para a aula do dia 20 de novembro a dimensão da tela ficou a combinar mais adiante. Para essas obras o tema continua RELAÇÕES. Cada um deverá explorar os aspectos fundamentais que tenha desenvolvido até o momento do curso em sua pintura; tome como referência o último trabalho que você fez com o tema Relações. Depois desses quatro trabalhos, teremos nossa última aula no dia 27 de novembro. Bom trabalho a todos


E X E R C Í C I O    6 
Levar para a aula do dia 01/10 uma pintura realizada em preto e branco mantendo as características básicas das obras que você tem realizado com cores. 

E X E R C Í C I O    5 
Levar para a aula do dia 18/09 uma pintura com a utilização do suporte forrado com plástico - como o fizemos na última aula. O suporte deve ter, no mínimo, 80 x 50 cm (o dobro do que temos utilizado nas aulas)


E X E R C Í C I O    4 
Nosso exercício para a aula do dia 11/09 será realizado sobre os dois primeiros textos da sessão TEXTOS deste blog. São eles "O TRAJETO COMO TENDÊNCIA" e "O PROCESSO ARTÍSTICO". VocÊ deve lê-los e anotar tudo que achar importante e que se relacione com as discussões que temos feito em aula e também com a trajetória da sua obra. Esse estudo deve ser levado para a próxima aula. Além dos textos procurem assistir (mesmo que já o tenha feito) aos VIDEOS do nosso blog; isso enriquece demais o olhar e... afinal, ter um olhar rico é tudo de bom!

OBS: Para a realização da atividade prática da próxima aula você deve levar o seu suporte (tela ou papelão de sapateiro) coberto com plástico transparente ou preto. Deixe-me explicar melhor: Estou falando daquele tipo de plástico com que são forradas as mesas das oficinas do MAM; providencie o plástico e, usando fita adesiva, forre o suporte prendendo as bordas do plástico no fundo do papelão (ou da tela se for o caso)

E X E R C Í C I O    3 
Fazer uma pintura em suporte de no mínimo 50 x 40 cm com o tema PESSOAL E ÍNTIMO. Trabalhe imprimindo na obra a sua marca pessoal, sua maneira de pintar , sua técnica, pincelada, etc.


E X E R C Í C I O    2 

Na aula do dia 07/08 a turma realizou uma atividade em torno do conceito de representação. Foi produzido por cada aluno um desenho de observação de uma área do MAM. Os desenhos foram reunidos e redistribuídos aleatoriamente entre todos os participantes da atividade. Pois bem, a partir do desenho com que você ficou deverá ser realizado o seguinte exercício:

Represente com sua pintura o desenho que você tem em mãos. Você deverá respeitar as formas do desenho (medidas, inclinações, etc.) mas pode explorar sua liberdade de expressão e sua marca pessoal na pincelada, na quantidade de tinta, escolha das cores (não é necessário ser naturalista nas cores, o que sgnifica por, exemplo pintar o céu com azul e branco. O céu não-naturalista pode ser vermelho e o sangue pode ser da cor que o artista livremente decidir), transparências, gestualidade ou não-gestualidade, etc.

A pintura deverá ser feita em papelão de sapateiro ou tela de no mínimo 50 x 40 cm.

A obra deve ser levada para a próxima aula.


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Solicitado em aula no dia 07/08/12